Nova doação de Susan Bolger Seldon | Casa Torre Bela

No dia 23 de abril de 2019, pelas 16h00, teve lugar no Museu Quinta das Cruzes, a cerimónia de apresentação pública e entrega formal de um conjunto de peças gentilmente doadas ao Museu, pela Excelentíssima Senhora D.ª Susan Gale Bolger Seldon, última herdeira da Família – Casa Torre Bela, descendente dos primeiros Condes de Torre Bela, Filomena Gabriela Correia Brandão Henriques de Noronha e Russel Manners Gordon.

A doação é constituída por um núcleo de objetos de uso pessoal (seis peças) do século XIX, que pertenceram aos primeiros condes de Torre Bela, na condição de os mesmos ficarem a pertencer ao espólio do Museu Quinta das Cruzes, para aí serem conservados e divulgados.

A presente doadora mantém uma relação muito particular com esta instituição e de grande proximidade com a Madeira. Ao longo de quase 30 anos, tem doado peças ao Museu Quinta das Cruzes, sendo que a sua última doação ocorreu em 27 setembro de 2017 (um núcleo significativo de jóias pertencentes à primeira condessa de Torre Bela e uma aguarela do século XIX (c. 1840), da autoria de Andrew Picken), contribuindo significativamente para o enriquecimento do espólio deste museu e para a valorização do património artístico e cultural da Região Autónoma da Madeira.

Presidiu a esta cerimónia, em representação do Governo da Região Autónoma da Madeira, a Ex.a Senhora Secretária Regional do Turismo e Cultura, Paula Cristina Araújo Dias Cabaço Silva, acompanhada pela Ex.ª Senhora Diretora Regional da Cultura, Maria Teresa de Freitas Brazão e o Ex.º Senhor Diretor de Serviços de Museus e Património Cultural, Francisco Clode.

Destaque-se que o espólio da “Casa Torre Bela” doado nos últimos anos integra a exposição permanente do museu.