Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus | 2019

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), cuja temática este ano versa sobre Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição, o Museu Quinta das Cruzes pretende refletir sobre a história e vocação desta Quinta como moradia senhorial dos séculos XVIII e XIX, através dos diferentes espaços e dos objetos de Artes Decorativas que compõem o acervo deste museu, de forma a permitir uma reflexão sobre a importância dos hábitos sociais da época e o seu impacto na produção artística de objetos utilitários que ainda hoje em dia se encontram presentes no nosso quotidiano.

Este ano comemora-se na mesma data a 15ª edição da Noite Europeia dos Museus, iniciativa do Ministério da Cultura de França, celebrada desde 2004. À semelhança dos anos anteriores, o Museu Quinta das Cruzes já procedeu à pré-inscrição no site oficial do evento e disponibiliza na agenda oficial toda sua programação, juntamente com os restantes museus europeus que aderem a esta comemoração (https://nuitdesmusees.culture.gouv.fr/Programme#/pinpoints/24791719)

Neste dia o museu estará aberto ao público em geral, em horário contínuo das 10h00 às 17h30 com a oferta de uma atividade pedagógica na parte da manhã e duas visitas gerais ao museu. Após um breve encerramento, o museu reabre das 19h00 às 24h00, com uma programação que inclui, além de duas visitas guiadas gerais, uma visita-jogo direcionada para os mais jovens e ainda um momento musical e dois concertos.

Informamos que as entradas no museu e participação nas atividades é de cariz gratuito.

A participação nas atividades educativas está sujeita a uma inscrição prévia através do preenchimento dos seguintes formulários:

Apresentamos em seguida informação pormenorizada referente aos concertos que se irão realizar no dia 18 de maio no Museu Quinta das Cruzes, no âmbito da comemoração da Noite Europeia dos Museus:

  • 19h30 – 19h45 – Momento musical com Filipe Teixeira (gaita-de-foles). Repertório: Música Anglo-saxónica e Música Ibérica. Percurso pelos jardins da Quinta até à Capela, onde será tocado o sino que dará início à Noite Europeia dos Museus;
  • 20h00 – 20h50 – Concerto “Da Madeira ao Havai – Uma Viagem Musical!” (entrada livre)
    Concerto de Música Antiga, Música Barroca e Música da Tradição Musical Madeirense, abrangendo assim um espectro sonoro do séc. XVI ao séc. XIX. Músicos: Vítor Sardinha (Rajão), Sandra Sá (Viola d’Arco) e Lino Rodrigues (flauta Barroca e flauta Transversal);
  • 21h00 – 21h50 – Visita guiada
  • 21h00 – 21h50 – Visita-jogo “A Vida Quotidiana dos séculos XIX e XXI: Semelhanças e diferenças”
  • 22h00 – 22h50 – Concerto “As Cores do meu Rajão” (entrada livre);
    Concerto protagonizado na primeira parte por Vítor Sardinha (Rajão e Rajão Dobrado), Miguel Marques (Contrabaixo) e António Barbosa (Bateria Jazz) seguindo-se de outro momento de canções com Sofia Almeida, acompanhadas pelos instrumentistas anteriores aos quais se juntam Sandra Sá (viola d’arco) e Lino Rodrigues (Flauta Transversal). O repertório executado será do séc. XX, (Standards de Jazz, Música de filmes, da rádio e dos musicais anglo-americanos) numa abordagem que parte dos anos 20 aos anos 70.
  • 23h00 – 23h50 – Visita guiada

É ainda possível encontrar a programação geral do Museu Quinta das Cruzes e demais museus nacionais que participam nas comemorações do 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, na agenda oficial da Direção Geral do Património Cultura (DGPC).


Solar do Aposento

A par do Museu Quinta das Cruzes, o Solar do Aposento da Ponta Delgada, inaugurado em junho de 2018, celebra pela primeira vez o Dia e Noite dos Museus com uma programação que inclui duas visitas guiadas gerais às coleções na manhã e tarde de sábado e um concerto a solo de Jéssica Sá (Harpa), uma das intérpretes de harpa mais jovens do país, com um repertório que abrange a Música do Período Clássico ao Período Contemporâneo. Um concerto único, de um instrumento singular, no panorama da música insular do nosso tempo, com início marcado para as 15h30 e dirigido ao público em geral.

O Solar do Aposento da Ponta Delgada estará aberto ao público no sábado, 18 de maio, das 10h00 às 17h30 e das 19h00 às 22h00, com entradas livres e gratuitas.

A programação completa poderá ser consultada na agenda oficial da Noite Europeia dos Museus.

O público interessado poderá obter mais informações sobre a programação do Solar do Aposento, através do contacto 291 644 563.