Museu

Localizado no núcleo histórico de São Pedro e ocupando cerca de 1 hectare, a Quinta das Cruzes – Casa de Moradia, Capela e Parque Ajardinado – representa uma unidade urbana qualificada, cuja imagem corresponde a uma forma peculiar de estar na ilha, que ainda hoje, excecionalmente sobrevive.

Esta velha e histórica propriedade que remonta aos primórdios da colonização e teria servido de residência aos primeiros Capitães Donatários e seus sucessores. Foi adquirida para museu em 1946, conjugando as iniciativas do seu primeiro doador – César Filipe Gomes e dos organismos oficiais da altura.

Com um acervo diversificado, relacionado com as Artes Decorativas Portuguesas e Europeias que abrangem núcleos tão diversos como a Pintura, a Escultura, a Cerâmica, Desenhos e Gravuras, Mobiliário, etc, que se situam cronologicamente entre os séculos XV e a 1.ª metade do século XX, que propomos a imagem da nossa própria identidade.

O Museu Quinta das Cruzes, oficialmente aberto ao público a 28 de Maio de 1953, corresponde assim, à memória continuada de viver a ilha que somos.