Outras Coleções

Traje de Cavaleiro Fidalgo da Casa Real
Portugal
Séc. 19/20
MQC 2180
Foto: Rui Camacho/DRC

O espólio do Museu Quinta das Cruzes engloba também outras colecções que figuram aqui agrupadas pela sua menor representatividade, na globalidade do acervo, tais como:

  • Instrumentos Musicais;
  • Meios de Transporte;
  • Metais;
  • Núcleo Arqueológico;
  • Têxteis;
  • Vidros.

 

Instrumentos Musicais


Harpa
Fab. J.A. Stumpff
Londres, século 19
MQC 2201
Foto: MQC

Na colecção de Instrumentos Musicais destacamos uma Harpa da autoria de J.A. Stumpff, numerada, fabricante londrino activo no século XIX e incorporada nas colecções do Museu através de doação da família Homem Costa.

Também neste núcleo assume particular interesse o Orquestrofone (instrumento musical mecânico), datado de 1900, e que possui uma extensa listagem de 167 cartões musicais perfurados.

 

Meios de Transporte


Palanquim
Ilha da Madeira
Séc. 19
MQC 2196
Foto: 2009 Pedro Clode

O núcleo de Meios de Transporte é composto por palanquins e cadeirinhas/liteiras, datados do século XIX, onde assume particular interesse uma Cadeirinha de proveniência inglesa, datada de 1792-1816, que apresenta no alçado lateral as armas do conde de Ribeiro Real, e uma cadeirinha/liteira francesa, datada do século XIX e que recentemente foi restaurada no Instituto Português de Conservação e Restauro.

 

Metais


Prato de oferendas
Nuremberga
Séc. 16
MQC 1137
Foto: 2007 Rui Camacho

Apesar de ainda não se encontrar profusamente estudada, a colecção de Metais é composta por um variado conjunto de peças, e um vasto leque tipológico. Dentre estas assumem relevo os pratos de Nuremberga, os aquecedores de cama, o conjunto de almofarizes com mão, bem como todo um núcleo de peças de cariz mais utilitário.

 

Núcleo Arqueológico


Moeda
1684
MQC 2039.1
Foto: 2004 MQC

Actualmente em depósito na Casa Colombo – Museu do Porto Santo, encontra-se uma parte significativa do Núcleo Arqueológico do Museu Quinta das Cruzes. Este núcleo é composto por diversas peças (um canhão e respectivas colatras, fragmentos de cachimbos, moedas e lingotes de prata), pertencentes ao espólio do navio holandês Slot ter Hoodge afundado ao largo da Ilha do Porto Santo.

Um outro conjunto de peças afectas a este núcleo é constituído pela doação de Francisco Reiner, em 1988, e que inclui diversas peças de cerâmica e metal, descobertas nas suas pesquisas subaquáticas efectuadas ao largo da costa portuguesa e africana.

 

Têxteis


Tapeçaria (Cena campestre)
Aubusson, França
1743
MQC 2137
Foto: 2013 MQC

Apesar de não ser extensa, a colecção de Têxteis apresenta algumas peças de relevante interesse, que englobam peças de cariz religioso (como os frontais de altar), e outras de cariz profano onde se incluem as colchas de Castelo Branco, colchas de proveniência chinesa, trajes de corte masculinos, um interessante núcleo de 30 leques e ainda duas tapeçarias, uma de origem flamenga, e outra de manufactura francesa que possui a indicação “Manufacture Royale d’Aubusson 1743”.

 

Vidros


Compoteira
Portugal (?)
Séc. 19
MQC 1222
Foto: 2007 Rui Camacho

O conjunto das peças que constitui o núcleo dos Vidros, ainda aguarda um estudo aprofundado, e é maioritariamente composto por garrafas, copos e cálices, perfazendo um total de uma centena de peças.