Apontamentos Culturais: “Os serviços de mesa nas coleções do Museu”

Poncheira
China, dinastia Qinq, reinado Qianlong (1736-1795) 
Porcelana branca decorada a esmaltes
Aquisição, 1956
MQC 1149

No dia 29 de novembro às 15h, o Museu Quinta das Cruzes realiza a última visita guiada temática do projeto “Apontamentos Culturais” subordinada ao tema “Os serviços de mesa nas coleções do Museu” e tem a duração de 45 minutos.

Pretende-se nesta visita explorar os serviços de mesa que integram os núcleos de ourivesaria, porcelana chinesa e europeia, com especial destaque para a denominada Porcelana “Companhia das Índias” que, no seu conjunto, testemunham a influência que estes objetos possuíram no quotidiano da sociedade europeia dos séculos XVIII e XIX.

O projecto “Apontamentos Culturais” consiste na realização de visitas guiadas temáticas com periocidade mensal e que pretendem promover um espaço aberto de relação junto do visitante sobre objetos e coleções específicas que interagem entre si em determinados contextos históricos, artísticos e sociais. Este projecto irá continuar em 2020 com novas temáticas.

A participação requer inscrição prévia através do preenchimento de formulário próprio através da seguinte ligação: https://forms.gle/zna9eWqKZDK7GcAs5.