Exposição do Retrato de João José Xavier de Sá Machado – 1.º Conde do Carvalhal

Retrato de João José Xavier do Carvalhal Esmeraldo e Vasconcelos de Atouguia de Sá Machado, 1.º Conde Carvalhal
Atribuído a João José do Nascimento (1784-c.1850)? 
c.1835
Óleo sobre tela
A.106 x L.86 cm

Realizou-se no passado dia 05 de dezembro, a cerimónia de entrega, a título de depósito temporário, ao Museu Quinta das Cruzes da pintura a óleo sobre tela Retrato de João José Xavier de Sá Machado – 1º Conde do Carvalhal, pela Associação Amigos do Museu Quinta das Cruzes (AAMQC).

Neste ato formal estiveram presentes a Diretora Regional da Cultura, Dra. Teresa Brazão, o Diretor de Serviços de Museus e Património Cultural, Dr. Francisco Clode, o Presidente da Federação de Amigos dos Museus de Portugal (FAMP), Dr. António Alfaia de Carvalho, a Diretora do Museu Quinta das Cruzes, Dra. Teresa Pais e as representantes dos órgãos sociais da Associação dos Amigos do Museu Quinta das Cruzes (AAMQC), Dra. Joana Portugal de Almada Cardoso e a Dra. Isabel de Portugal, contando ainda com a presença dos restantes membros e associados da referida associação.

Esta pintura foi adquirida pela Federação dos Amigos de Museus de Portugal (FAMP) a um colecionador português, descendente da família dos Condes de Carvalhal e entregue à Associação de Amigos do Museu Quinta das Cruzes (AAMQC) a fim de ser integrado no acervo deste museu a partir do ato público de doação que deverá ocorrer em meados de 2020.

A autoria do retrato é atribuída a João José do Nascimento, natural de Machico, nasceu em 1784 e faleceu por volta de 1850. Pintor essencialmente de retrato, mas também de temas religiosos e de paisagem. Frequentou as aulas de desenho na corte sob a docência de Eleutério Marques e foi discípulo do pintor português Joaquim Leonardo da Rocha (1756-1825), professor responsável pela “Aula de Desenho e Pintura do Funchal”, criada pela carta régia de 7 de junho de 1809.

O retratado, João José Xavier do Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos de Atouguia Bettencourt Sá Machado, 1º. conde de Carvalhal, recebeu o título a 5 de setembro de 1835, após regresso do exílio em Londres. Foi uma personalidade proeminente da sociedade madeirense, relevando-se como empreendedor, filantropo e defensor dos ideais liberais.

Era filho de João do Carvalhal Esmeraldo de Atouguia Albuquerque e Câmara (1733-1790) e de Isabel Maria de Sá Accioly da Câmara Leme (1741-c.1820), pertencendo às mais ricas e influentes famílias madeirenses. Possuidor de uma das maiores fortunas de Portugal, com propriedades em território continental e nos Açores, foi senhor e administrador de vários morgados na ilha da Madeira, por herança familiar, destacando-se o do Espírito Santo (Lombada dos Esmeraldos, Ponta do Sol), do Carvalhal (Ponta Delgada), da Água de Mel (Machico), do Paul do Mar (Calheta), das Neves (Funchal).

Do 1º Conde de Carvalhal existem outros dois retratos, um pertencente à coleção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA Inv.: 1234 Pint), da autoria de Domenico Pellegrini (1759-1840), datado de 1800, que esteve em exposição no Museu Quinta das Cruzes, em 2017, no âmbito do projeto conjunto “Obra Convidada” e um outro pintado por Joaquim Leonardo da Rocha (1756 – 1825), datado de 1818, que tudo indica ter sido inspirado no retrato anterior e que se encontra numa coleção particular.

O retrato encontra-se exposto na sala 9 do Museu Quinta das Cruzes e poder ser visitado de terça a sábado das 10h às 12h30 e das 14h00 às 17h30.