18.º Edição da Noite Europeia dos Museus – 14 de maio de 2022

No próximo sábado, dia 14 de maio, o Museu Quinta das Cruzes participa na comemoração da 18.º edição da Noite Europeia dos Museus / Nuit Européenne des Musées, organizada pelo Ministério da Cultura e Comunicação Francês, à semelhança de inúmeros museus de toda a Europa e de outros países do mundo que aderem a esta iniciativa.

Este evento propõe às instituições museológicas aderentes a realização de atividades extraordinárias, com o intuito de promover a visita aos museus, em contexto noturno e horário alargado com entradas gratuitas, criando uma acessibilidade mais abrangente aos visitantes e uma maior consciência cultural.

Apesar desta efeméride ter sido iniciada em 2005, só a partir de 2006 é que o MQC aderiu às comemorações deste evento cultural, de forma assídua, à exceção de 2020 que, por motivos relacionados com as restrições impostas devido à pandemia COVID-19, não foi possível a sua realização.

Links oficiais do evento:

 


Programa – Noite Europeia dos Museus

Sábado, 14 de maio de 2022

19h00 Abertura do museu ao público  Público em geral Abertura do museu ao público.

Entradas gratuitas.

 19h00  Lançamento de Jogo online Famílias Lançado um jogo online acessível via link ou QRCode, destinado a visitantes acompanhados por crianças / jovens e que permitirá uma exploração autónoma e educativa da exposição permanente.
19h30 – 20h45  Atuação musical – Quarteto “Melro Preto”   Público em geral O Melro Preto – Associação de Jazz da Madeira foi criado a 3 de Fevereiro de 2021 por três músicos de Jazz, nomeadamente, Francisco Andrade, Alexandre Andrade e Luís Filipe Freitas. O objetivo do grupo é promover e divulgar a música Jazz na Ilha da Madeira.

Local: Jardins do Museu

21h15 – 22h00  Visita guiada   Público em geral  Visita guiada geral às coleções do museu.
22h30 – 23h15  Visita guiada   Público em geral  Visita guiada geral às coleções do museu.
 24h00 Fim das comemorações da Noite Europeia dos Museus Encerramento do museu.

Cartaz oficial da organização do evento: