Comemoração do Dia Internacional dos Museus – 18 de maio de 2022

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), cuja temática proposta pelo ICOM (International Council of Museums), este ano versa sobre “O Poder dos Museus”.

Desta forma, o Museu Quinta das Cruzes pretende refletir sobre a importância das instituições museológicas na preservação da identidade cultural através do Poder da Memória que está na origem do surgimento destes espaços e que está presente em cada bem cultural, por estes, preservado.

 


Programa – Dia Internacional dos Museus

Quarta-feira, 18 de maio de 2022

10h00 Abertura do museu ao público  Público geral Abertura do museu ao público.

Entradas gratuitas.

 10h00  Lançamento do Boletim MQC n.º 15 e do Boletim MQC Infantil n.º 12 Público geral e público infantil Lançamento online e distribuição na loja do museu (número de exemplares limitados).
10h00 – 12h00 Visita guiada temática – “Memória em movimento” Público escolar Visita guiada às coleções complementada com uma atividade de expressão plástica que visa a reflexão sobre o tema proposto pelo ICOM para a comemoração do 18 de maio (DIM): “O Poder dos Museus”.

Participação sujeita a inscrição prévia através dos contactos do museu.

16h00 – 17h00  Visita guiada   Público geral  Visita guiada geral às coleções do museu.
17h30 – 18h00 Momento musical   Público geral Audição comentada do Orquestrofone, instrumento musical mecânico, datado de 1900 em exposição nos jardins do museu.
 18h00 Fim das comemorações do Dia Internacional dos Museus Encerramento do museu.

Cartaz oficial da organização do evento: