18 de abril | Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

O Museu Quinta das Cruzes associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com ações que se integraram no tema proposto pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal: “Património Cultural: de geração em geração”.

Neste dia comemorativo, além da abertura contínua e entradas gratuitas, o museu disponibilizou um programa de atividades destinadas aos públicos infantojuvenil e adulto.

Durante a manhã foi realizada uma visita guiada ao público em geral sob a temática “Memórias de um Lugar | Uma casa…uma quinta…um Museu”, onde se exploraram as transformações arquitetónicas e funcionais ao longo dos séculos da Quinta das Cruzes, classificada como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto 36.383 de 28 /06 /1947.

A visita concentrou-se na exploração do edifício principal e restantes estruturas edificadas e jardins, culminando na apresentação de imagens alusivas aos primeiros anos da abertura do Museu Quinta das Cruzes. Nesta iniciativa participou um grupo de visitantes da Associação Protetora dos Pobres (APP).

Subordinada à mesma temática “Memórias de um Lugar | Uma casa… uma quinta… um Museu”, foi ainda realizada uma atividade pedagógica dedicada às mudanças arquitetónicas e funcionais da Quinta das Cruzes e a relação que cada geração perceciona e experiencia o espaço e conceitos com ele relacionados. Esta iniciativa contou com a participação de uma turma de alunos do 4.º ano de escolaridade do Externato Júlio Dinis.