14.ª Edição da Noite Europeia dos Museus (NEM 2018)

A 19 de maio decorre a Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação em 2005, uma noite onde museus de toda a Europa abrem portas e proporcionam aos seus visitantes experiências atrativas fora da oferta habitual.

À semelhança dos anos anteriores, e pelo 12.º ano consecutivo, o Museu Quinta das Cruzes participa neste evento oferecendo um horário alargado de funcionamento e uma série de eventos ao público em geral. Este evento conta a participação de mais de 1300 museus onde se incluem 6 museus nacionais. O mapa interativo de participantes pode ser consultada no seguinte endereço: https://nuitdesmusees.culturecommunication.gouv.fr/Programme#/pinpoints/19353664

O Museu estará aberto normalmente das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, reabrindo às 19h00 para dar início às comemorações da Noite Europeia dos Museus com encerramento às 24h00.

Durante as comemorações da Noite Europeia dos Museus as entradas e as atividades serão gratuitas, mas algumas atividades programadas requerem inscrição prévia.


Programa – 14.ª Noite Europeia dos Museus

Sábado, 19 de maio de 2018

Horário Evento Público-alvo Descrição
19h00 Início das comemorações da Noite Europeia dos Museus  – Abertura do museu ao público.

Entradas gratuitas.

 19h30 – 20h30  Visita guiada  Público em geral Visita guiada geral às coleções do museu.

Nota: Requer inscrição prévia através dos contactos do Museu.

20h30 – 20h45  Concerto Orquestrofone   Público em geral Reprodução do Orquestrofone (instrumento musical mecânico datado de 1900) exposto em estrutura própria nos jardins do Museu.
21h00 – 21h45  Atuação musical – Grupo de fados Fatum   Público em geral O Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade da Madeira Fatum foi constituído em janeiro de 2010, contrariando a inexistência de tradição em fazer ouvir as vozes dos estudantes que acompanhavam os trinares das guitarras de Coimbra.Os Fatum surgem, então, com o fulgor e entusiasmo deixado pelos grupos que por aqui passavam. Capas Negras, Grupo de Fados do Instituto Superior de Engenharia do Porto, Sangue Novo e o Grupo Madeirense de Fados de Coimbra foram grandes responsáveis pelo surgimento da ideia, agora concretizada, de um grupo de fados na Universidade da Madeira.

Local: Jardins do Museu

21h30 – 22h00  Visita-jogo   Público infantojuvenil Visita-jogo que tem por base a visita ao Museu com suporte tecnológico. Pretende-se, através de uma plataforma digital, criar condições para uma interação diferente e mais próxima do visitante com o objeto.

Notas:

  • Atividade direcionada para crianças entre os 6 e os 12 anos acompanhados pelos pais.
  • É fundamental o uso de telemóvel pelos participantes para a realização da visita guiada.
  • Requer inscrição prévia através dos contactos do Museu.
22h00 – 22h30   Visita-jogo   Público infantojuvenil Visita-jogo que tem por base a visita ao Museu com suporte tecnológico. Pretende-se, através de uma plataforma digital, criar condições para uma interação diferente e mais próxima do visitante com o objeto.

Notas:

  • Atividade direcionada para crianças entre os 6 e os 12 anos acompanhados pelos pais.
  • É fundamental o uso de telemóvel pelos participantes para a realização da visita guiada.
  • Requer inscrição prévia através dos contactos do Museu.
22h30 – 23h30  Visita guiada   Público em geral  Visita guiada geral às coleções do museu.

Nota: Requer inscrição prévia através dos contactos do Museu.

 24h00 Fim das comemorações da Noite Europeia dos Museus Encerramento do museu.