Dia Internacional dos Museus 2018

“Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” foi o tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM (International Council of Museums) Portugal. O tema é escolhido anualmente por este organismo que este ano quis assinalar as múltiplas formas de comunicação atuais, tais como contacto pessoal (face-to-face), correio electrónico, mensagens instantâneas, telefone ou Internet, a Hiperconetividade.

No âmbito destas comemorações o Museu Quinta das Cruzes pretende sensibilizar o público adulto e jovem para a importância do reconhecimento da obra de arte como ponto de origem para a criação de conexões com outras realidades, sejam elas fruto do Passado ou do Presente e de que forma estas ligações contribuem, atualmente, para a nossa identidade cultural.

 


 

Programa – Dia Internacional dos Museus 2018
“Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”

Sexta-feira, 18 de maio de 2018

Horário Evento Público-alvo Descrição
10h00 – 17h30 Abertura do museu ao público  – Abertura do museu ao público em horário contínuo.

Entradas gratuitas.

10h00 Lançamento da página institucional de Facebook do MQC  Público em geral O Museu Quinta das Cruzes associa-se às redes sociais através da criação e lançamento da sua página institucional de Facebook, com o intuito de se estabelecer uma relação mais próxima, direta e abrangente com o público em geral.

https://www.facebook.com/MuseuQuintaDasCruzes/

11h00 – 12h00 Atividade educativa: “Desconstruindo o objeto” Alunos do 3º ciclo de escolaridade Visita e atividade lúdico-pedagógica direcionada para a exploração da importância do objeto enquanto testemunho de uma sociedade, de um movimento artístico ou memória histórica.

Nesta base serão discutidas as várias interpretações que a peça proporciona quando em contacto com outras realidades, nomeadamente, em confronto com outros bens culturais ou novos contextos físicos.

Nota: Requer inscrição prévia através dos contactos do Museu.

15h30 – 16h30 Visita temática “Um objeto, múltiplas realidades” Público adulto Visita guiada direcionada para o reconhecimento da linguagem do objeto cultural no âmbito da exposição temporária ou permanente, em diálogo com outros objetos.  Neste sentido, será explorada a multiplicidade de interpretações e contextos que a própria obra de arte proporciona em contacto com outras realidades.

Nota: Requer inscrição prévia através dos contactos do Museu.

17h30 Encerramento do museu