Noite Europeia dos Museus 2021

O Museu Quinta das Cruzes participa no próximo sábado, dia 15 de maio, em articulação com os museus nacionais que integram a Rede Portuguesa de Museus /Direção Geral do Património Cultural, na comemoração da Noite Europeia dos Museus, com um programa cultural em horário noturno e entrada gratuita, cumprindo com um dos principais objetivos deste evento que é proporcionar uma maior acessibilidade ao espaço museológico.

Desde 2006 que o Museu Quinta das Cruzes participa nesta efeméride, à exceção do ano de 2020 que, por motivos da crise pandémica (COVID 19), não foi possível a sua realização.

Este evento anual, uma das atividades em destaque no Museu Quinta das Cruzes, em articulação com outras instituições congéneres nacionais e internacionais associa, desde há muitos anos, a música e os músicos da Madeira à sua celebração.


Programa

19h00 – Abertura do Museu Quinta das Cruzes ao público

19h15 – Inauguração das comemorações da Noite Europeia dos Museus.

Como habitualmente, a abertura da Noite Europeia dos Museus no Museu Quinta das Cruzes é assinalada pela atuação musical de Filipe Teixeira, no parque ajardinado e junto à capela, que tocará música celta e ibérica utilizando uma gaita de foles.

19h45 – 20h35 – Concerto no jardim do Museu Quinta das Cruzes que reúne dois jovens cantores, Sofia Almeida e Tiago Sena, em formato acústico.

Tiago Sena e Sofia Almeida trazem nas suas canções o fraseado do Pop Rock e do Jazz. Com percurso pelos palcos regionais e nacionais, a dupla madeirense tem-se apresentado nos últimos anos em programas de televisão e nos grandes festivais. Um trajeto personalizado e de grande sucesso que os vem destacando no panorama musical insular.

Este concerto é também especial pois, os cantores escolheram um repertório único para a Noite dos Museus.

Os visitantes interessados em participar neste evento (concerto) deverão proceder à confirmação da sua presença, através de preenchimento obrigatório do seguinte formulário: https://forms.gle/F1Dny1LiPQSf39Gb8.

Para cada inscrito será enviado, para o email disponibilizado, um “voucher eletrónico” que servirá como bilhete e garantia de entrada no referido espetáculo.

20h45 – 21h45 – No interior do museu, em diferentes salas, estão também programados momentos musicais, que se realizam em simultâneo, o que tornará a visita ao espaço num misto de fruição visual e auditiva.

A apresentação musical envolve diversos músicos madeirenses que se fazem acompanhar por um leque diversificado de instrumentos, a saber: Harpa, Violino, Piano, Flauta Transversal e Guitarra.

Os músicos convidados para esta noite especial são os seguintes: Jéssica Sá, Sandra Sá, Vítor Sardinha, Nuno Nicolau e Lino Rodrigues. O reportório escolhido engloba os períodos Clássico e Contemporâneo da música erudita bem como, os anos 30, 40 e 50 do cancioneiro americano e do Jazz.

Os instrumentistas integram diferentes projetos artísticos e são professores na área da música e do ensino artístico.

22h00 – Encerramento do Museu


Regras de utilização do espaço em contexto pandémico

  1. Em função da situação pandémica provocada pelo vírus SARS-CoV-2, informamos que à entrada das nossas instalações o visitante será submetido à medição de temperatura corporal, para efeitos de controlo sanitário.
  1. O uso de máscara, respeito pelo distanciamento social e etiqueta respiratória, são normas de cumprimento obrigatório para a participação neste evento, quer no interior (salas de exposição permanente e instalações sanitárias) quer no exterior do museu (em toda a área do parque ajardinado).
  1. A passagem do visitante junto portaria-receção é obrigatória, a fim de levantar o respetivo bilhete (gratuito), que permitirá o acesso ao interior do museu e é necessário para o controlo do número total de pessoas em circulação pelo museu, bem como ainda para efeitos de estatísticas de visitantes.
  1. A permanência dos visitantes, em simultâneo, nas diferentes áreas (salas de exposição permanente e jardins) estão condicionados a 50% da ocupação do espaço.
  1. O acesso às salas de exposição é feito de forma individual e/ou em pequenos grupos de 8 pessoas, evitando uma concentração excessiva de visitantes no mesmo espaço e permitindo uma maior fluidez na circulação de pessoas.
  1. As demais condições e normas de utilização do espaço estão afixadas na portaria – receção do museu e todas as informações serão disponibilizadas pelas equipas técnicas do museu em funções no local (técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

O Museu Quinta das Cruzes pretende assim garantir todas as normas de higiene e prevenção à COVID 19 constante no seu Plano de Contingência, com respeito pela saúde de todos e pela validação do selo “Clean and Safe”, criado pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Direção Geral do Património Cultural / Rede Portuguesa de Museus, que confirma o compromisso desta instituição com o cumprimento das recomendações da DGS e demais Autoridades de Saúde Pública Regionais.