Dia Internacional dos Museus 2021

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), cuja temática proposta pelo ICOM, este ano versa sobre “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”, o Museu Quinta das Cruzes pretende refletir sobre um dos principais desafios colocados aos museus que é desenvolver a capacidade de adaptabilidade às novas exigências da sociedade atual, sem descurar as funções primordiais destes lugares: conservar, preservar, estudar, expor e divulgar as suas coleções.

Neste sentido, pretendemos sensibilizar o público sobre a importância da aproximação ou contacto de cada indivíduo com o bem cultural, para a construção de uma identidade patrimonial coletiva, com base no presente e com projeção para o futuro.


 

Programa

10h00 – Abertura do Museu Quinta das Cruzes ao público

10h00 – Lançamento online do Boletim MQC n.º 14 e do Boletim MQC Infantil n.º 11, publicações anuais, destinadas ao público em geral e infantil.

10h15 – 11h15 – Hora do Conto

O conto “O Museu do Futuro” será o ponto de partida para a atividade direcionada para o público infantil, proposta pelo serviço educativo que promoverá a realização de uma Hora do Conto, complementada com uma visita guiada inspirada na história. A participação nesta atividade é principalmente dirigida para o público escolar, nomeadamente, grupos organizados de 1º ciclo e pré-escolar.

A participação nesta atividade está sujeita ao contacto prévio para o número 291 740 670 ou envio de email para o endereço mqc.drc.srtc@madeira.gov.pt.

11h30 – 12h30 | 15h00 – 16h00 – Visitas gerais às coleções do museu dirigidas ao público em geral.

A participação nas visitas guiadas gerais está sujeita a inscrição prévia, através do preenchimento do seguinte formulário: https://forms.gle/SYKnx4fnkJzadMZt6.

17h30 – Encerramento do Museu


Regras de utilização do espaço em contexto pandémico

  1. Em função da situação pandémica provocada pelo vírus SARS-CoV-2, informamos que à entrada das nossas instalações o visitante será submetido à medição de temperatura corporal, para efeitos de controlo sanitário.
  1. O uso de máscara, respeito pelo distanciamento social e etiqueta respiratória, são normas de cumprimento obrigatório para a participação neste evento, quer no interior (salas de exposição permanente e instalações sanitárias) quer no exterior do museu (em toda a área do parque ajardinado).
  1. A passagem do visitante junto portaria-receção é obrigatória, a fim de levantar o respetivo bilhete (gratuito), que permitirá o acesso ao interior do museu e é necessário para o controlo do número total de pessoas em circulação pelo museu, bem como ainda para efeitos de estatísticas de visitantes.
  1. A permanência dos visitantes, em simultâneo, nas diferentes áreas (salas de exposição permanente e jardins) estão condicionados a 50% da ocupação do espaço.
  1. O acesso às salas de exposição é feito de forma individual e/ou em pequenos grupos de 8 pessoas, evitando uma concentração excessiva de visitantes no mesmo espaço e permitindo uma maior fluidez na circulação de pessoas.
  1. As demais condições e normas de utilização do espaço estão afixadas na portaria – receção do museu e todas as informações serão disponibilizadas pelas equipas técnicas do museu em funções no local (técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

O Museu Quinta das Cruzes pretende assim garantir todas as normas de higiene e prevenção à COVID 19 constante no seu Plano de Contingência, com respeito pela saúde de todos e pela validação do selo “Clean and Safe”, criado pelo Turismo de Portugal, em parceria com a Direção Geral do Património Cultural / Rede Portuguesa de Museus, que confirma o compromisso desta instituição com o cumprimento das recomendações da DGS e demais Autoridades de Saúde Pública Regionais.