MQC | Noite Europeia dos Museus (15.05.2021)

No sábado, dia 15 de maio, o Museu Quinta das Cruzes aderiu à comemoração da Noite Europeia dos Museus, em articulação com os museus nacionais tutelados pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC), com a abertura gratuita ao público, em horário prolongado (19h00-22h00), com um programa que incluiu vários momentos musicais, no exterior e interior do museu e que, no seu conjunto, marcaram a noite no MQC.

Devido à situação pandémica atual, esta celebração foi condicionada não só no horário de abertura, mas também, no que se refere à lotação de pessoas no espaço. De forma a respeitar o Plano de Contingência deste museu, as normas sanitárias e recomendações das autoridades regionais e nacionais de saúde, não foram realizadas visitas guiadas, ou outro tipo de atividade, que tradicionalmente fazem parte do programa nesta noite, como é o caso, a título de exemplo, de iniciativas direcionadas para o público infantil.

Procurou-se oferecer um programa cultural, acessível a todos, quer a visitantes individuais, nacionais e estrangeiros, quer a famílias, entre outros, e que permitisse uma visita ao espaço (exterior e interior), diferente, aprazível e em segurança.

Todas as normas de utilização do espaço foram previamente dadas a conhecer ao público e disponibilizadas para consulta na portaria / receção do museu. À chegada, o visitante foi submetido à medição de temperatura e, além dos já existentes postos nas salas de exposição, foi colocado um posto adicional nos jardins com gel de desinfeção das mãos. O uso da máscara era obrigatório, no exterior e interior do museu.

A Noite dos Museus teve início, com a atuação do músico Filipe Teixeira que, através de um momento musical de gaita-de-foles, anunciou o início desta celebração e serviu de mote para a abertura do programa previamente agendado. No percurso desde a zona norte dos jardins até ao sino da Capela de Nossa Senhora da Piedade, foi interpretado um repertório constituído por música celta e ibérica que cativou todos os presentes.

Após a primeira atuação da Noite, às 19h45, deu-se início ao concerto acústico pelo músico Tiago Sena Silva na guitarra, e a cantora Sofia Almeida, ambos madeirenses, que selecionaram e interpretaram um repertório único para a Noite dos Museus que passou pelos géneros musicais do Pop Rock e do Jazz. Durante os 50 minutos de atuação e num ambiente intimista, a plateia assistiu de forma participativa a este concerto. Este evento evidenciou a qualidade de ambos os artistas e elevou o programa desta Noite.

O local escolhido para a realização do concerto foi a esplanada sul do parque ajardinado do MQC, onde assistiram cerca de 87 pessoas que se inscreveram previamente através de um formulário disponibilizado online no site do museu. A pré-inscrição serviu para auscultar, previamente, o número de pessoas que viriam assistir ao evento, de forma a se poder gerir o espaço de acordo com a lotação permitida (50% da ocupação) e a fim de se garantir o distanciamento social necessário entre os respetivos agregados familiares.

A Noite dos Museus prosseguiu com os momentos musicais no interior das salas de exposição. Entre as 20h45 e as 21h45, os visitantes tiveram a possibilidade de realizar a visita às coleções, acompanhada pela sonoridade de um reportório musical variado, desde o período Clássico e Contemporâneo da música erudita, bem como os anos 30, 40 e 50 do cancioneiro americano e do jazz.

Os momentos musicais no interior das salas consistiram em atuações individuais de cinco instrumentistas que integram diferentes projetos artísticos e que também são professores na área da música e ensino artístico: Vítor Sardinha (Guitarra), Nuno Nicolau (Piano) Sandra Sá (Violino), Lino Rodrigues (Flauta transversal) e Jéssica Sá (Harpa). As atuações foram realizadas simultaneamente, distribuídas pelas salas 3, 6 e 9, criando o efeito de surpresa nos visitantes e proporcionando uma fruição diferente da exposição permanente.

Entre as 19h00 e as 22h00 o Museu Quinta das Cruzes contou com a participação de 103 visitantes. Entre os visitantes, destacamos a visita de algumas famílias com crianças pequenas, bem como de casais jovens, principalmente para o concerto da Noite, cujas faixa etárias mais expressiva foi a dos 18 (ou menos), e a dos 19 aos 30 anos, que correspondeu a uma percentagem próxima a 60% dos inscritos.

O Museu Quinta das Cruzes agradece publicamente a todas as pessoas que contribuíram para a realização da Noite Europeia dos Museus, principalmente aos nossos visitantes que tornaram esta Noite especial.