MQC | Dia Internacional dos Museus (18.05.2021)

Na passada terça-feira, 18 de maio, o Museu Quinta das Cruzes celebrou o Dia Internacional dos Museus, com a abertura gratuita ao público das 10h00 às 17h30 e oferta de visitas guiadas, propostas educativas infantis e lançamento de publicações online.

O Museu Quinta das Cruzes lança, anualmente por altura desta data comemorativa, os Boletins MQC e MQC infantil, que este ano contam com a 14ª e 11ª edições, respetivamente. Estas publicações inspiram-se nas temáticas propostas pelo ICOM para esta celebração, sendo que para 2021, a proposta versou sobre o tema “O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar”. Neste contexto, o Museu Quinta das Cruzes, através das suas publicações, pretendeu refletir sobre um dos principais desafios colocados aos museus que é desenvolver a capacidade de adaptabilidade às novas exigências da sociedade atual, sem descurar as funções primordiais destes lugares: conservar, preservar, estudar, expor e divulgar as suas coleções. Neste sentido, procurou-se sensibilizar o público sobre a importância da aproximação ou contacto de cada indivíduo com o bem cultural, para a construção de uma identidade patrimonial coletiva, com base no presente e com projeção para o futuro.

Pelas 10h00, procedeu-se ao lançamento online do Boletim MQC n.º 14 e o Boletim MQC Infantil n.º 11 (disponível para consulta e download) no site do museu, “dando continuidade a um projeto iniciado em 2004, de comunicação preferencial com o público, de divulgação de informação e de conhecimento sobre a história, as coleções e atividades relativas às principais áreas ou funções museológicas, realizadas no decurso do ano de 2020” (Teresa Pais).

Durante o período da manhã, o serviço educativo realizou uma “Hora do Conto”, com base na história O Museu do Futuro, conto original escrito para o Boletim MQC Infantil n.º 11, que consistiu numa leitura dinamizada com fantoches e cantada para um grupo de 14 crianças do Infantário Semi-Internato de Santa Clara. Após o conto, foi realizada uma visita guiada inspirada na história. Esta atividade, orientada pelas técnicas superiores do serviço educativo, Andreia Morgado e Gabriela Nóbrega, terá continuidade na próxima semana (25 a 28 de maio) para os restantes alunos do referido estabelecimento escolar, abrangendo cerca de 109 crianças, no total.

A par da proposta educativa para os mais jovens, promoveram-se duas visitas guiadas, uma no período da manhã e outra no período da tarde. Ambas as visitas foram orientadas pela Prof.ª Ana Bonito, técnica superior dos serviços educativos, que de uma forma geral apresentou a exposição permanente do museu. Numa das visitas guiadas, participaram 7 alunos e 1 professora da Universidade Sénior da Escola João Gonçalves Zarco.

Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, reabriu-se ao público a Capela de invocação a Nossa Senhora da Piedade, datada de 1692, onde está localizado o túmulo de Urbano Lomelino, primeiro descendente da família Lomelino, proprietária da Quinta das Cruzes desde o século XVII ao XIX, e o retábulo pintado alusivo “À Lamentação sobre Cristo Morto” (c. 1700), da autoria de Bento Coelho da Silveira (1620-1708).   O acesso à capela é feito pelo coro alto, onde o visitante poderá encontrar um texto informativo disponibilizado através de QR-Code.

Ao longo do dia, foram vários os visitantes que se dirigiram ao museu, quer individuais, quer em grupos organizados, a fim de usufruírem a entrada gratuita que assinalava esta efeméride.

No total, no período compreendido entre as 10h00 às 17h30 registaram-se 125 visitantes no museu e 78 frequentadores dos jardins do museu.

Nas várias iniciativas propostas pelo museu para este dia comemorativo, foram respeitadas as normas vigentes no Plano de Contingência do MQC de prevenção à COVID 19, bem como as recomendações emanadas pelas autoridades de saúde regionais e nacionais.