No passado dia 26 de setembro de 2022 realizou-se a cerimónia pública da entrega de um alfinete do século XIX, em ouro com aljôfares, cravejado com diamantes e rubis, acondicionado em estojo original, doado ao Museu, pela Excelentíssima Senhora D.ª Susan Gale Bolger Seldon, última herdeira da Família – Torre Bela, descendente dos primeiros Condes de Torre Bela, Filomena Gabriela Correia Brandão Henriques de Noronha e Russel Manners Gordon.
Presidiu a esta cerimónia, em representação do Governo da Região Autónoma da Madeira, o Exmo. Senhor Secretário Regional de Turismo e Cultura, Dr. Eduardo Jesus, acompanhado pela Exma. Senhora Diretora Regional da Cultura, Dra. Teresa Brazão e pela Exma. Senhora Diretora de Serviços de Museus e Centros Culturais, Dra. Graça Alves.
A cerimónia contou ainda com a presença do Presidente da Associação dos Amigos do Museu Quinta das Cruzes (AAMQC), Dr. Manuel Biscoito e a Vice-Presidente Dra. Andreia Nascimento que aproveitaram esta oportunidade para formalizar a nomeação da D. Susan Gale Bolger Seldon à categoria de “sócio patrono” desta associação, em virtude da ligação próxima que a doadora mantém nos últimos 30 anos com o Museu Quinta das Cruzes.
Segundo o seu testemunho, o alfinete doado pertenceu à sua bisavó, a 1ª Condessa de Torre Bela (Filomena Gabriela Correia Brandão Henriques de Noronha), referindo ainda que “o seu desejo é doá-la ao Museu Quinta das Cruzes, para que a mesma fique em conjunto com as restantes peças anteriormente doadas a esta Instituição”.
Desde a década de 90 do século XX que esta família (Torre Bela) tem doado peças ao Museu Quinta das Cruzes, sendo que as últimas doações, realizadas em 27 de setembro de 2017 e 23 de abril de 2019, constituídas por um núcleo significativo de joias e objetos de adorno, datadas do século XIX, pertencentes aos primeiros Condes de Torre Bela, contribuíram significativamente para a valorização do acervo desta instituição e do património artístico e cultural da Região Autónoma da Madeira.
O espólio da “Casa Torre Bela” doado nos últimos anos integra a exposição permanente deste museu.
Alfinete
França. Paris
Século XIX
Pedras preciosas lapidadas, cravadas e polidas. ouro, rubis (21), diamantes (9), pérolas (aljôfares) (9); cartão, seda e couro
Alfinete: A.1,8 x L.3,5 x P.1,2
Estojo: A.3 x L.8,1 x P.7
Foto: 2022 MQC