O Museu e a Associação de Amigos distinguidos nos Prémios APOM 2022

O Museu Quinta das Cruzes foi distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) com duas Menções Honrosas nas categorias de Comunicação Online e Parceria pelas conferências online “Olhar Aumentado”, organizadas pela Associação dos Amigos do Museu Quinta das Cruzes (AAMQC), em parceria com a Liga dos Amigos do Museu Nacional Machado de Castro (LAMNMC).

Este projeto contabilizou um total de dezanove conferências, via Zoom, versando sobre assuntos de interesse cultural para os associados de ambas as ligas e envolvendo especialistas de várias áreas técnicas e científicas, e também no âmbito da história, cultura e património, que se debruçaram sobre temas e objetos relacionadas com o acervo deste museu e de outros museus nacionais.

 

As nove conferências organizadas pela AAMQC intituladas “Um Olhar Aumentado” versaram sobre as seguintes temáticas:

  • A chocolateira de Aladino (14.02.2021) – Orador Manuel Brito;
  • Orquestrofone, o som mecânico (14.03.2021) – Orador José Júlio Fernandes;
  • A marca de uma sensibilidade feminina: Coleção de Pratas do Museu Quinta das Cruzes (11.04.2021) – Oradora Teresa Pais;
  • Vaso florido: visualidade da botânica nas artes plásticas – (09.05.2021) – Orador Martinho Mendes;
  • As 3 vistas de Goa do pintor José Maria Gonçalves: os complexos do património de um império – (23.05.2021) – Orador Rui Carita;
  • Um olhar para a eternidade – (27.06.2021) – Orador Francisco Clode;
  • A arca e a sua evolução tipológica – (25.07.2021) – Oradora Teresa Cupertino;
  • Vamos, a partir do MQC, à Escola Médico-cirúrgica do Funchal – (19.09.2021) – Orador Filomeno Paulo Gomes;
  • D’Apres Rafael uma cópia da Virgem do Loreto do Museu da Quinta das Cruzes – (14.11.2021) – Oradora Isabel Santa Clara.

A cerimónia dos Prémios APOM 2022 foi realizada no passado dia 27 de maio, na Academia Militar – Amadora. Este é um evento anual promovido pela Associação Portuguesa de Museologia que distingue os projetos, estudos / investigações, exposições, iniciativas de cariz educativa, personalidades, entre outros, que se destacaram no âmbito do trabalho desenvolvido pelos museus portugueses, na divulgação e valorização do património museológico e cultural do país.

Nesta cerimónia esteve presente a Diretora do Museu Quinta das Cruzes, Teresa Pais, em representação desta instituição e da Associação dos Amigos do Museu Quinta das Cruzes.

Esta distinção vem enaltecer o trabalho realizado pela Associação de Amigos do Museu Quinta das Cruzes e o seu papel relevante na promoção e criação de relações de proximidade entre o museu e os seus públicos, através de grupos organizados de amigos que se entregam, de forma voluntária, na viabilização de projetos, tendo vista a defesa e divulgação do património cultural regional.