Concerto – A Arte do Violino Barroco | Dezembro Barroco

O concerto A ARTE DO VIOLINO BARROCO realiza-se às 18H de sábado dia 5 de dezembro no Museu Quinta das Cruzes, com entrada livre mas mediante inscrição prévia em geral.aocm@gmail.com.

Este concerto visa apresentar uma homenagem aos compositores barrocos que, com maestria e genialidade, deixaram uma enorme herança estilística, de invenção e de desenvolvimento técnico para as futuras gerações de violinistas e compositores para violino.

O duo apresenta-se, neste concerto, com uma abordagem instrumental historicamente informada, típica do período barroco, com cravo e um violino montado séc. XVIII com arco barroco, cordas em tripa.

A afinação usada para o concerto é a típica afinação barroca do séc XVIII com lá = 415 Hz. meio tom abaixo da afinação moderna.

Integra este concerto o programa DEZEMBRO BARROCO, núcleo de concertos apoiado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura e Direção Regional da Cultura, no âmbito de protocolo.


 

Os compositores:

Arcangelo Corelli é considerado o principal ponto de referência estilística no que concerne as formas musicais mais utilizadas pelos compositores do período barroco: a Sonata e o Concerto Grosso. O compositor explora todo o potencial expressivo do violino (Corelli era excelente violinista, além de ser compositor).

George Friderick Haendel, referenciando-se ao modelo de Corelli, escreve várias sonatas para violino e cravo. Haendel passou vários anos em Itália para estudar os novos modelos compositivos e para aperfeiçoar o seu estilo de escrita musical. Em Roma teve contato direito com Corelli e este contato evidencia-se perfeitamente em muitas das suas sonatas para violino.

O Concerto em dó maior BWV 976 é uma transcrição para cravo, magistralmente feita por Johann Sebastian Bach, dum dos mais famosos concertos para violino de Vivaldi.

Por fim, a Sonata em sol menor de C. Ph. E. Bach, filho de J.S Bach, é escrita em forma de constante diálogo entre o violino e o cravo, ao contrário das outras sonatas com cravo, em que este instrumento tinha a função de mero acompanhamento do violino solista.

 

Os músicos / intérpretes:

Adela Marie Hýsková. É de naturalidade suíça e ascendência checa. O seu percurso musical passa pela República Checa, Suíça onde teve a oportunidade de continuar a sua prática no piano, desenvolver habilidades na viola de arco e, por fim, iniciar-se na aprendizagem do violino barroco com Brian Dean (Freiburger Barockorchester), Alemanha, Polónia, USA, Angola, Espanha e Portugal. Em 2008, já a residir na Madeira, trabalhou com Norberto Gomes e Elena Kononenko. Durante nove anos foi violinista na Orquestra Clássica da Madeira. Desde 2009 leciona violino no Conservatório-Escola das Artes da Madeira Eng. Luíz Peter Clode.

 Giancarlo Mongelli, nascido em Itália, completa em 1989, com distinção, o curso superior de piano no Conservatório de Música “G. Rossini” de Pesaro (Itália). Desde o ano 1998 reside em Portugal onde é professor de piano e cravo no Conservatório de Música da Madeira. Prosseguindo os estudos em cravo, frequentou, de 2004 a 2006, o curso superior de música antiga da ESMAE (Porto), sob a orientação da cravista Ana Mafalda Castro, continuou a se aperfeiçoar seguindo as masterclasses dos cravistas Marcos Magalhães e Siebe Henstra, e em 2017 concluiu, com excelência, o Mestrado em Música Antiga na Escola Superior de Música e Artes de Espetáculo do Porto. Na última década, é sistematicamente convidado para se apresentar na RAM em recitais e concertos para a difusão da música antiga na Região Autónoma de Madeira. Fora da Madeira, destacam-se a sua participação na 12ª Edição da Festa da Música Barroca, no Centro Cultural de Belém (Lisboa), e aos concertos dos “Encontros de Cravo” da Academia de Santa Cecília (Lisboa). Em 2016, no Porto, participa em concertos no espaço cultural do Jardim Botânico e no Coliseu, e participa ao 2º Festival de Música Antiga na Casa D’Allen. Atualmente é cravista, diretor musical e responsável artístico do grupo de música antiga “Funchal Baroque Ensemble”, fundado no ano 2013, cujo projeto apoia-se na intenção de apresentar concertos de carácter temático-ilustrativo com incidência na música instrumental e vocal-instrumental do período barroco.