Mobiliário de influência inglesa

Mesa de escrita e leitura
Inglaterra, segunda metade do século 18
Mogno entalhado
MQC 31
Foto: 2008 Pedro Clode/DRC

No conjunto do Mobiliário estrangeiro presente nas colecções do Museu, assume particular relevância o Mobiliário de proveniência inglesa. A estreita ligação entre a Madeira e a Inglaterra, iniciada por via do intercâmbio comercial estabelecido já em finais do século XVII com a produção e comercialização do vinho, encontra-se também documentada através da importação de peças de Mobiliário.

Este conjunto, representativo de diversos estilos ingleses (Chippendale, Hepplewhite, Sheraton, etc.), situa-se cronologicamente entre os séculos XVIII e XIX, e abarca diversas tipologias: mesas de jogo, cadeiras, sideboards, tallboys, etc.

Dispersos pelas salas de exposição encontramos, maioritariamente, alguns exemplares representativos do estilo Chippendale – expressão tornada corrente desde meados do século XVIII e usada para se referir ao mobiliário desenhado pelo inglês Thomas Chippendale e outros seus contemporâneos por volta de 1750/70 -, e também exemplos do Mobiliário influenciado por George Hepplewhite, com os seus característicos espaldares em forma de escudo, ânforas e festões de espigas de trigo, graciosamente interligados por fitas habilmente entrelaçadas.