No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio), cuja temática este ano versou sobre “Museus hiperconectados – Novas abordagens, novos públicos” o Museu Quinta das Cruzes pretendeu sensibilizar o público adulto e jovem para a importância do reconhecimento da obra de arte como ponto de origem para a criação de conexões com outras realidades, sejam elas fruto do Passado ou do Presente e de que forma estas ligações contribuem, atualmente, para a nossa identidade cultural.
Foi neste contexto que se realizou uma visita temática “Um objeto, múltiplas realidades” para o público adulto, onde se exploraram pinturas ligadas ao panorama histórico e artístico da Ilha da Madeira com o auxílio de ferramentas digitais que complementaram a informação transmitida ao longo do percurso.
Esta visita foi direcionada para o reconhecimento da linguagem do objeto cultural no âmbito da exposição temporária ou permanente, em diálogo com outros objetos. Neste sentido, foi explorada a multiplicidade de interpretações e contextos que a própria obra de arte proporciona em contacto com outras realidades.
Ao longo deste dia comemorativo, o Museu Quinta das Cruzes, durante a sua abertura ao público em horário contínuo e com entradas gratuitas, contou com 326 visitantes nacionais e estrangeiros.