Noite Europeia dos Museus 2022

No passado dia 14 de maio de 2022, e à semelhança de anos anteriores, o Museu Quinta das Cruzes associou-se às comemorações da 18.º edição da Noite Europeia dos Museus / Nuit Européenne des Musées, promovida pelo Ministério da Cultura Francês desde 2005, com um programa cultural em horário noturno, entre as 19h00 e as 0h00, cumprindo, assim com um dos grandes objetivos que é proporcionar uma maior acessibilidade ao espaço museológico em horário alargado.

 

Cartaz oficial da 18ª edição da Nuit Européenne des musées 2022 do Ministério da Cultura de França.

Cartaz da programação do MQC para a Noite Europeia dos Museus 2022.

 

O Museu Quinta das Cruzes participou, oficialmente, nesta iniciativa inscrevendo-se na plataforma desta efeméride Nuit Européene des Musée, criada pela entidade promotora deste evento, que divulga a programação dos museus aderentes a esta comemoração.  Desta forma, a programação do MQC ganhou maior visibilidade e acessibilidade estando presente numa plataforma internacional de forma agregada com outras instituições museológicas europeias e de outros países do mundo.

Ficha de atividade na Plataforma da Nuit Européenne des Musées.

Programação da Noite Europeia do MQC na plataforma oficial.

 

A Noite Europeia dos Museus no MQC iniciou-se, nos jardins, com um concerto, do Quarteto “Melro Preto” da Associação de Jazz da Madeira. Ao longo de uma hora e 15 minutos o espetáculo musical animou os visitantes com um repertório de jazz dirigido para um público diversificado. O grupo foi composto pelos músicos Francisco Andrade (saxofone), Filipe Freitas (guitarra), Filipe Gouveia (contrabaixo) e Francisco Coelho (bateria).

Atuação do Quarteto “Melro Preto” nos jardins do Museu Quinta das Cruzes

 

Após o concerto e, de acordo com o programa apresentado, pelas 21h15 e pelas 22h30 realizaram-se duas visitas guiadas gerais às coleções, com duração de cerca de uma hora. Nestas visitas participaram famílias com crianças/jovens, público adulto e sénior, revelador da heterogeneidade dos visitantes que aderiram a esta celebração.

 

 

A par das visitas guiadas o serviço educativo do museu lançou, para o público mais jovem, um conjunto de propostas lúdicas digitais (online) para a exploração das coleções sob a forma de jogos pedagógicos: 5 puzzles, 2 jogos de correspondência, 1 jogo de pares e o Quizz “Exploradores Digitais”, que permite uma visita autónoma à exposição permanente por parte das famílias acompanhadas com crianças / jovens.

 

Pergunta n.º 2 do Quizz “Exploradores Digitais”

Jogo de correspondência da coleção de mobiliário

Jogo de Pares da coleção de ourivesaria

Puzzle da aguarela “Peasant Girl St. Vicente” de Emily Smith

 

O acesso aos jogos é realizado através de um QR-Code disponibilizado na receção do museu e que estabelece ligação à página criada para o efeito.

Foi disponibilizado na receção do museu o enunciado do Quizz “Exploradores Digitais” onde incluía um mapa das salas de exposição, que era utilizado pelos pequenos exploradores para se orientarem pelo Museu.

 

Esta proposta digital revelou-se útil na exploração da exposição permanente junto do público jovem que visitou o museu nesta noite comemorativa, tendo-se registado, no total, 91 utilizações dos jogos online MQC.

A programação deste museu foi complementada com a abertura em horário noturno da Cafetaria Bistrô Quinta das Cruzes com serviço de bar e cafetaria.

 

A Diretora do Museu Quinta das Cruzes, Dra. Teresa Pais, foi entrevistada pela RTP Madeira, tendo sido emitida numa reportagem do Telejornal da noite, com vista a dar a conhecer a programação do museu no âmbito desta celebração.

 


 

Na edição deste ano da Noite Europeia dos Museus participaram na programação do MQC, no total, 190 visitantes, dos quais 32 foram jovens com idades abaixo dos 25 anos. Deste universo, 163 foram visitantes nacionais / locais e 21 visitantes estrangeiros, destacando-se forte adesão da comunidade local que revela o interesse crescente na participação destas iniciativas e que contribuem para o conhecimento e valorização do património regional.