Memórias da Noite Europeia dos Museus no MQC | 14 Anos de noites comemorativas

Neste sábado, 16 de maio, comemorar-se-ia a 16ª edição da Noite Europeia dos Museus, com a participação do Museu Quinta das Cruzes, à semelhança do que tem acontecido desde 2006.

A Noite Europeia dos Museus é comemorada em articulação com o Dia Internacional dos Museus (DIM) e, não tendo uma data fixa, ocorre no sábado mais próximo à data do DIM, assinalado a 18 de maio.

Esta iniciativa propõe às instituições museológicas europeias a realização de atividades extraordinárias centradas em horário noturno, com o intuito de promover a visita aos museus, criando uma maior acessibilidade e a construção de uma consciência cultural europeia.

A Noite dos Museus é um projeto de âmbito europeu que decorre sob o patrocínio do Conselho da Europa, coordenado pelos Museus de França / Ministério da Cultura de França.

No contexto da atual contingência provocada pela pandemia COVID- 19, o Ministério da Cultura Francês, na qualidade de entidade promotora e fundadora desta efeméride, decidiu o adiamento da programação apresentada pelos museus inscritos dos vários países europeus participantes, para o dia 14 de novembro de 2020.

O Museu Quinta das Cruzes, como instituição participante segue a recomendação e adia a comemoração do NEM para a data proposta pela entidade organizadora.

Pese embora esta decisão, gostaríamos de assinalar esta comemoração com uma retrospetiva das vivências experienciadas, neste espaço museológico, nesta noite tão simbólica, entre os anos de 2006 a 2019.

Em 2006, pela primeira vez, o Museu Quinta das Cruzes inscreveu-se no site oficial do Ministério da Cultura Francês com uma programação que seria a base da oferta cultural para os anos vindouros, a abertura em horário noturno, das 19h00 às 0h00, com entradas gratuitas e visitas guiadas para o público em geral.

Noite Europeia dos Museus, 2007. Apresentação do Orquestrofone nos jardins do museu. Instrumento musical mecânico, datado de 1900, de Paris, adquirido pelo 1º Visconde de Cacongo, João José Rodrigues Leitão (1843-1925). Adquirido pelo Governo Regional em 1978.

Nessa primeira noite, num período de 5 horas contabilizou-se um total de 50 participantes. Em 2007, com uma programação semelhante, atingiu-se um total de 80 participantes.

Em 2008, a Noite Europeia no Museu Quinta das Cruzes foi marcada pela abertura da cafetaria e pelos momentos musicais com o Orquestrofone, instrumento musical mecânico datado de 1900, em exposição nos jardins do museu. Nesta noite, passaram pelo museu cerca de 241 visitantes.

Após o encerramento temporário do museu entre junho de 2008 e julho de 2009, por motivo da realização das Obras de Beneficiação do Museu (com o apoio financeiro de fundos comunitários cofinanciados no âmbito do POPRAM III – FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), o Museu Quinta das Cruzes regressa à comemoração da Noite Europeia a 15 de maio de 2010.

Nesta data, a participação superou as expetativas iniciais. No concerto do grupo musical “Dolcemente” do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA) assistiram cerca de uma centena de visitantes, por outro lado, as agendadas três visitas guiadas ao público em geral tiveram que ser desdobradas em seis, devido à forte afluência do público. Foram ainda sorteados de hora em hora, produtos de loja pelos visitantes, cujos prémios eram atribuídos pelo número do bilhete de entrada do museu. Neste ano contabilizou-se a participação de 422 visitantes.

Noite Europeia 2008 Cafetaria do Museu Quinta das Cruzes

Noite Europeia dos Museus 2008. Visita guiada geral às coleções

 

Após o encerramento temporário do museu entre junho de 2008 e julho de 2009, por motivo da realização das Obras de Beneficiação do Museu (com o apoio financeiro de fundos comunitários cofinanciados no âmbito do POPRAM III – FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), o Museu Quinta das Cruzes regressa à comemoração da Noite Europeia a 15 de maio de 2010.

Nesta data, a participação superou as expetativas iniciais. No concerto do grupo musical “Dolcemente” do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA) assistiram cerca de uma centena de visitantes, por outro lado, as agendadas três visitas guiadas ao público em geral tiveram que ser desdobradas em seis, devido à forte afluência do público.

Foram ainda sorteados de hora em hora, produtos de loja pelos visitantes, cujos prémios eram atribuídos pelo número do bilhete de entrada do museu. Neste ano contabilizou-se a participação de 422 visitantes.

Em 2011, procurou-se “fidelizar” o público que já participara em edições anteriores, com a proposta das “conversas temáticas” de 15 minutos cada, com destaque de uma peça e com a criação do Espaço Infantil, onde as crianças podiam ficar em tempo livre, acompanhadas por técnicos do museu, divertindo-se com jogos e atividades, como desenhos, jogos de dominó e outros, vocacionados para a temática do museu e das suas coleções.

Este espaço teve uma forte adesão desde 2011 até 2015, data em que o espaço infantil foi substituído pela realização de visitas adaptadas ao público mais jovem. Em 2011, contabilizou-se a participação de 325 participantes.

NEM 2011 – Conversa temática da peça “Relógio de bolso”

NEM 2011 – Espaço Infantil

NEM 2011 – Espaço Infantil

Em 2012, a agenda comemorativa da Noite Europeia dos Museus foi integrada nas comemorações da Festa da Cultura, Funchal 2012, com um programa intitulado “Museus para todos, por causa de cada um. Museus em Festa”.

Entre os dias 18 e 26 de maio, com a extensão do horário de funcionamento, proporcionou-se entradas gratuitas durante toda a semana, visitas guiadas e acontecimentos especiais aos fins-de-semana, com destaque para a participação, na Noite Europeia, da Banda Municipal do Funchal – Artistas Funchalenses, que gentilmente acederam à iniciativa num regresso à Quinta das Cruzes, sede desta banda no início do século XX.

Em relação ao público mais jovem, além do Espaço Infantil, foi disponibilizado o “Kit dos Exploradores”, jogo desenvolvido em torno das coleções, que permitiu desenvolver a capacidade de exploração das crianças. Nesta noite participaram cerca de 231 visitantes.

Em 2013, cerca de 334 visitantes participaram nas atividades propostas pelo MQC, entre as quais se destaca a realização de um concerto de harpa por Jéssica Sá, na sala 3 da exposição permanente.

Em 2014, foi a vez do grupo “Ecomusicalis” marcar a Noite Europeia dos Museus no MQC que a par das visitas guiadas gerais, dos momentos musicais do Orquestrofone, do espaço infantil e da abertura da cafetaria, contribuiu para que o museu fosse visitado por 457 pessoas.

Nos dois anos seguintes, assistiu-se a um aumento significativo de participantes, reflexo da fidelização do público e do interesse por parte da comunidade em fazer parte de eventos desta natureza.

Em 2015, o Museu Quinta das Cruzes apresentou um programa que incluiu momentos musicais, que consistiram em atuações individuais de seis instrumentistas e compositores, Vítor Sardinha (Rajão), Sandra Sá (Violino), Roberto Moritz (Braguinha e Machete), Sara Faria (Flauta de Bisel), Jaime Dias (Violoncelo) e Lino Rodrigues (Flauta transversal e Violino), realizadas simultaneamente em diferentes salas do Museu, criando o efeito de surpresa nos visitantes e proporcionando a fruição da exposição permanente, de forma mais criativa.

 

As atuações musicais culminaram com um concerto conjunto realizado pelo grupo dos seis instrumentistas já referidos no salão nobre da exposição permanente.

 

Ainda em 2015, a entidade organizadora da Noite Europeia dos Museus lançou dois desafios aos museus participantes, de forma a criar uma maior interação e visibilidade das várias instituições.

Uma delas foi o TweetWall que consistiu na projeção de um mural virtual que permitiu a partilha de mensagens publicadas na conta oficial do evento da rede social Twitter através da hashtag #NDM15. A adesão a esta iniciativa revelou-se numa oportunidade do Museu Quinta das Cruzes de estar presente numa plataforma internacional interativa e de grande visibilidade junto de outras instituições museológicas europeias.

Durante a noite, o museu projetou este mural junto à portaria, para que o visitante pudesse visualizar os seus tweets, bem como, os dos outros visitantes das instituições museológicas europeias participantes nesta iniciativa. Integrada na adesão à Tweetwall, o Museu criou e divulgou a nova conta institucional no Twitter, |@MQCruzes|, através do lançamento de um concurso fotográfico “Foto da Noite no MQC”.

O segundo desafio foi o concurso “La Mascotte de La Nuit”, que consistia na divulgação de uma peça do museu na página de facebook oficial do evento e ganharia a peça com maior número de “gostos”.

Num universo de cerca de 40 países participantes o Museu Quinta das Cruzes participou com a imagem da Maestrina, elemento decorativo do instrumento musical mecânico, o Orquestrofone.

Sendo o único museu português em concurso, a Maestrina alcançou a terceira posição, recebendo a “Estrela de Bronze” da competição.

Esta noite comemorativa contou com a presença da RTP Madeira que divulgou as várias iniciativas que estavam a decorrer no âmbito deste evento no Museu Quinta das Cruzes e realizou uma entrevista ao Diretor de Serviços de Museus e Património Cultural, Dr. Francisco Clode relativamente ao impacto na valorização do património local através da participação das instituições culturais em ações desta natureza.

Em 2015, entre as 19h00 e as 0h00 o Museu Quinta das Cruzes contou com a participação de 511 visitantes.

Em 2016, além das visitas temáticas e gerais o Museu Quinta das Cruzes continuou com a oferta musical à semelhança dos anos anteriores, com um concerto de jazz com a atuação da banda “Black&White Dixieland Jazz Band”, realizado nos jardins do museu, um concerto com repertório de baile do instrumento musical Orquestrofone, sob a orientação de Vítor Sardinha e a atuação do grupo musical “Médioatlântico” que proporcionou aos visitantes um repertório dedicado às “Modinhas Luso-Brasileiras”. Novamente, estas iniciativas tiveram uma forte afluência de público.

NEM 2016 – Visita temática – Público Infantil

NEM 2016 – Visita guiada geral – Público adulto

 

NEM 2016 – Concerto Black&White Dixieland Jazz Band

 

NEM 2016 – Concerto “Médioatlântico”

 

Tal como acontecera no ano anterior, o Museu Quinta das Cruzes participou na iniciativa TweetWall e, ainda no desafio “La Nuit (Magination) ”, proposto por parte da comissão organizadora, que consistia na seleção de um objeto das coleções de cada instituição que fosse alusivo à temática da noite, do mistério, da magia, do sonho, do fantástico. O museu participou com uma fotografia de um Lustre do século XIX, pertencente às coleções do museu e que foi divulgado na página oficial de facebook “Nuit des Musées”.

No ano de 2016 verificou-se o maior número de participantes neste evento até à data, cerca de 591 visitantes.

Em 2017, a par das visitas guiadas, deu-se continuidade à tradição musical nesta noite comemorativa com dois concertos, ambos nos jardins do museu.

Um dos concertos foi em homenagem aos 90 anos do nascimento do compositor brasileiro António Carlos Jobim, pelo grupo “Médioatlântico”, constituído por 8 elementos: Vítor Sardinha (guitarra), Luís Sousa (cantor), Nuno Nicolau (piano), António Barbosa (bateria), Miguel Marques (contrabaixo), Sandra Sá (violino), Lino Rodrigues (flauta transversal) e Gualberto Anjo (saxofone) e que teve por objetivo a renovação de públicos e de novas gerações de ouvintes para a música que se faz em português, género Lusofonia Atlântica.

O segundo concerto consistiu na atuação do grupo “Black&White Dixieland Jazz Band” que apresentou um programa específico do género de jazz (criado em 1910, em Nova Orleans ou jazz tradicional, último estilo que surgiu da mistura da música africana e europeia depois de 1900) Nesta noite participaram cerca de 410 visitantes.

Facebook: Atuação musical – Grupo de fados Fatum na 14.ª Edição da Noite Europeia dos Museus nos jardins do Museu Quinta das Cruzes

Em 2018, cerca de 246 visitantes participaram na programação proposta pelo MQC que incluiu visitas guiadas ao público em geral, visita-jogo para o público infantojuvenil que teve por base a visita ao Museu com suporte tecnológico e um concerto musical do Grupo de Fados da Associação Académica da Universidade da Madeira – Fatum, constituído em janeiro de 2010. Está disponível um excerto desta atuação na página de facebook do MQC.

No ano passado, a 18 de maio comemorou-se a 15.ª edição da Noite Europeia dos Museus, privilegiando-se, uma vez mais, a oferta musical para o público visitante. Procedeu-se à abertura desta comemoração com um momento musical de Gaita-de-foles (Música Anglo-saxónica e Música Ibérica), por Filipe Teixeira que percorreu os jardins até ao sino da Capela de invocação a Nossa Senhora da Piedade, situada na zona sul do jardim.

Na sala 12 da exposição permanente realizou-se o concerto – “Da Madeira ao Havai – uma viagem musical!” com repertório de Música Antiga, Barroca e Música da Tradição Musical Madeirense, abrangendo assim um espectro sonoro do séc. XVI ao séc. XIX, com os músicos: Vítor Sardinha (Rajão), Sandra Sá (Viola d’Arco) e Lino Rodrigues (flauta Barroca e flauta Transversal).
Facebook: Excerto do concerto
Na sala 8 da exposição permanente, foi realizado o Concerto “As cores do meu rajão” protagonizado na primeira parte por Vítor Sardinha (Rajão e Rajão Dobrado), Miguel Marques (Contrabaixo) e António Barbosa (Bateria Jazz) seguindo-se de outro momento de canções com Sofia Almeida, acompanhadas pelos instrumentistas anteriores aos quais se juntam Sandra Sá (viola d’arco) e Lino Rodrigues (Flauta Transversal).
O repertório executado foi do séc. XX, (Standards de Jazz, Música de filmes, da rádio e dos musicais anglo-americanos) numa abordagem que vai dos anos 20 aos anos 70.
Facebook: Excerto do concerto
A par da oferta musical, o serviço educativo do museu promoveu uma iniciativa dirigida ao público infantil que consistiu numa oficina educativa dedicada à “Vida Quotidiana dos Séculos XIX e XXI – semelhanças e diferenças”.

Em 2019, participaram cerca de 341 visitantes nesta noite comemorativa.

A comemoração da Noite Europeia dos Museus é já uma tradição que conta com 14 anos de existência no Museu Quinta das Cruzes. O balanço final é positivo e revelador da crescente procura por uma oferta cultural diversificada e que atenda às diferentes faixas etárias e interesses.

Apresentamos abaixo um gráfico ilustrativo da evolução do número de participantes nesta efeméride entre os anos de 2006- 2019.

A fruição deste espaço museológico em horário noturno permite-nos vivenciar de forma diferente a oferta cultural. O espaço transforma-se e proporciona leituras diversificadas dos seus núcleos expositivos, acessível a qualquer faixa etária.

O Museu Quinta das Cruzes participa oficialmente nesta comemoração e faz parte de um universo constituído por cerca de 40 países europeus que, coletivamente e em simultâneo procuram diversificar a sua oferta cultural e promover novos diálogos entre as suas coleções e o público visitante.

Neste momento, a participação nesta efeméride é um compromisso assumido, que sem o qual a atuação do museu estaria incompleta.

A 16.ª edição de 2020 realizar-se-á a 14 de novembro, e desde já, o Museu Quinta das Cruzes convida à participação na Noite Europeia dos Museus, cujo programa será antecipadamente divulgado.