Lançamento do livro infantojuvenil “6 SÉCULOS, 6 HISTÓRIAS”

A 18 de fevereiro de 2022, pelas 11h30, realizou-se no Museu Quinta das Cruzes, o lançamento do livro infantojuvenil “6 Séculos, 6 Histórias” presidido pelo Secretário de Turismo e Cultura, Dr. Eduardo Jesus e pela Diretora de Serviços de Museus, Dra. Graça Alves, com a presença de uma turma de alunos de 3º ano do Externato Júlio Dinis.

“6 séculos, 6 histórias” é um livro que nos remete para as memórias do Museu Quinta das Cruzes, que estão ligadas à vida e a história da cidade do Funchal e revela 600 anos de história da Ilha da Madeira através do Museu e da sua Quinta, documentada como a última residência de João Gonçalves Zarco, descobridor da Ilha da Madeira.

Foi a partir desta relação que se projetou esta publicação que apresenta 5 narrativas, produzidas pelas técnicas superiores do serviço educativo do MQC, Andreia Morgado e Gabriela Nóbrega Neves, com base nas coleções e história da Quinta das Cruzes e que transmitem conhecimentos ligados ao valor artístico do bem cultural e à importância da salvaguarda deste património regional que deve ser divulgado e refletido em comunidade.

Como refere a Dra. Graça Alves na nota de abertura deste livro, “há histórias guardadas dentro dos Museus, à espera de serem descobertas”. De facto, em cada um dos objetos, em cada uma das paredes deste edifício, em cada passo dado nas salas e nos jardins, este museu guarda em si próprio seis ou mais séculos de história, seja sobre a Ilha da Madeira, sobre a cidade do Funchal, ou de cada família ou pessoa que por aqui passou. O dever dos técnicos do serviço educativo, é dar a conhecer estas histórias, falar sobre elas e dar-lhes voz.

Neste contexto, pretendeu-se contextualizar a história deste espaço através do conto, como uma ferramenta mediadora entre o objeto, a coleção e o público.

Esta publicação oferece ao leitor uma viagem desde o século 16 ao 21, com referência a João Gonçalves Zarco, 1º capitão-donatário do Funchal, no conto “A Casa das Cruzes”, ao comércio do açúcar e à família Lomelino que habitou este espaço durante 200 anos, no conto “A Quinta das Cruzes”, à presença inglesa no Funchal no século 18 e a importância desta cidade como escala comercial entre o Oriente e a Europa, na narrativa “Funchal: porto de ligação com o mundo”, ao Turismo Terapêutico no século 19, através do conto “Viagens em Papel” e a identificação do acervo do Museu Quinta das Cruzes, fundado no século 20, representada na história “Artes decorativas e criativas”.

O último conto, dedicado ao século 21, apresenta-se em branco ao leitor, partindo do pressuposto que esta é uma história ainda em construção, solicitando-se a participação do leitor enquanto autor.

Esta publicação, que contou com a coordenação da Diretora do Museu Quinta das Cruzes, Dra. Teresa Pais, pretende ser uma ferramenta educativa que permitirá ao serviço educativo deste museu, a realização de diferentes e variadas dinamizações lúdico-pedagógicas, como teatros de fantoches, horas do conto, visitas temáticas, storytellings sempre assentes na valorização do nosso património museológico e histórico-patrimonial.

A cerimónia de lançamento do livro terminou com a dinamização de uma atividade nos jardins do museu, direcionada para os alunos do Externato Júlio Dinis, onde foi explorado o conto “A Casa das Cruzes”.

O livro encontra-se à venda ao público na loja do Museu Quinta das Cruzes.


Telejornal RTP Madeira de 19/02/2022 – 6 Séculos 6 Histórias