Lançamento do Boletim Infantil MQC n.º 12

No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, o Museu Quinta das Cruzes apresenta o Boletim Infantil número 12, publicação que pretende ser um complemento ao Boletim MQC, mas dirigido ao público infantil do 6 aos 10 anos.

Nesta edição refletimos sobre a memória enquanto verdadeiro “Poder dos Museus” cuja missão destas instituições culturais é fazê-la perdurar, de a guardar, para depois revelá-la junto dos seus visitantes.

Com base no conto intitulado “O Templo da Memória”, escrito no âmbito desta publicação e que explora o conceito de museion, as crianças são convidadas a realizar uma série de desafios inspirados nos objetos das coleções e relacionados com temas como o colecionismo, a doação e a mitologia greco-romana.

Assim, neste ano, o boletim infantil abordará a temática proposta pelo ICOM o “Poder dos Museus”, com base nas linhas orientadoras lançadas por esta entidade, com o intuito de sensibilizar o público mais jovem a compreender a importância destas instituições museológicas na preservação e divulgação da nossa identidade cultural.