Doação AAMQC – “Retrato de João José Xavier de Sá Machado – 1º Conde do Carvalhal”

Realizou-se no 14 de dezembro pelas 16h30m, no Museu Quinta das Cruzes (MQC), a cerimónia formal de doação, ao MQC, da pintura a óleo sobre tela “Retrato de João José Xavier de Sá Machado – 1º Conde do Carvalhal”, pela Associação dos Amigos do Museu Quinta das Cruzes (AAMQC).

Esta pintura foi adquirida pela Federação dos Amigos de Museus de Portugal (FAMP) a um colecionador português, descendente da família dos Condes de Carvalhal e entregue à Associação de Amigos do Museu Quinta das Cruzes (AAMQC) a fim de ser integrado no acervo do Museu.

O retratado, João José Xavier do Carvalhal Esmeraldo Vasconcelos de Atouguia Bettencourt Sá Machado, nasceu no Funchal a 7 de março de 1778 e faleceu a 11 de novembro de 1837. Recebeu o título 1º. Conde de Carvalhal a 5 de setembro de 1835, após regresso do exílio em Londres. Foi uma personalidade proeminente da sociedade madeirense, relevando-se como empreendedor, filantropo e defensor dos ideais liberais.

A autoria do retrato é atribuída a João José do Nascimento, natural de Machico, nasceu em 1784 e faleceu por volta de 1850. Pintor essencialmente de retrato, mas também de temas religiosos e de paisagem. Frequentou as aulas de desenho na corte sob a docência de Eleutério Marques e foi discípulo do pintor português Joaquim Leonardo da Rocha (1756-1825), professor responsável pela “Aula de Desenho e Pintura do Funchal”, criada pela carta régia de 7 de junho de 1809.