Trata-se da sala principal da casa com seu teto de masseira e soalho de grandes tábuas de castanho indígena. Do conjunto de mobiliário apresentado refira-se exemplares ao gosto inglês do último quartel do século XVIII, inspirado em modelos de Thomas Chippendale. Muito curioso é perceber a influência decisiva que o mobiliário inglês terá no mobiliário português e madeirense da mesma época. Deve referir-se especialmente um canapé em pau santo, em estilo D. José I, com suas tabelas vazadas e pernas galbadas.
Pode destacar-se uma pintura de Nossa Senhora com o Menino, a óleo sobre tela, de uma oficina portuguesa de meados do século XVII, onde são visíveis valores plásticos de profundos contrastes luminosos. Referência deve fazer-se em especial à pintura de Adolfo Rodrigues (1866-1908), Esperando o peixe-Praia da Nazaré, pintura a óleo sobre madeira, de 1893, num impressionante exercício naturalista de primeira categoria, deste pouco conhecido artista português nascido na Madeira.
Na sala principal ainda um espelho de madeira entalhada, estofada e dourada, ao gosto português do final do século XIX, e um armário escrevaninha, com alçado de duas portas, ao gosto português de influência inglesa do início do século XIX, onde podemos ver um conjunto de figuras de barro, com temas de costumes populares portugueses, de finais do século XIX e inícios do século XX.