Esta pequena sala, que se acede pela escadaria principal, constituía, em muitos casos, uma primeira sala de visitas, mais formal, hoje transformada em portaria desta unidade museológica. Na escadaria foram colocadas algumas gravuras sobre a Madeira, de meados do século XIX, que criam um ambiente epocal, acompanhadas de um espelho de oficina portuguesa de madeira entalhada da segunda metade do século XVIII.
Colocado num nicho, está um Santo António de madeira estofada, policromada e dourada, de uma interessante oficina regional do século XVII. Num primeiro patamar encontra-se uma gravura inglesa de meados do século XIX, representando a matriz de Ponta Delgada, a partir de desenho de James Bulwer e passada a gravura por William Westall, datável de 1827, integrada num álbum designado Views in the Madeiras.
A portaria adaptada é dos espaços que permanece em maior integridade arquitetónica, onde se reúnem algumas peças de mobiliário decorativo madeirense e inglês de meados do século XIX. Refira-se a presença de um pequeno espelho de madeira entalhada e dourada de origem portuguesa do século XVIII. Notórias são também as gravuras Costume of Madeira de R. Westall, de cerca 1811, que faziam parte de um álbum editado entre 1811-1813. Ainda uma gravura do álbum A History of Madeira, editada por R. Ackermann, de cerca de 1821.