Dia Internacional dos Museus 2022

O Dia Internacional dos Museus foi assinalado no passado dia 18 de maio de 2022, sob a temática “O Poder dos Museus”, sugerida pelo ICOM (International Council of Museums) para as comemorações deste ano. O Museu Quinta das Cruzes comemorou esta efeméride, apresentando um programa diversificado, dirigido ao público em geral e infantojuvenil.

Cartaz oficial do Dia Internacional dos Museus 2022 do ICOM

Cartaz da programação do MQC para o DIM 2022

 

O Museu Quinta das Cruzes procedeu à sua inscrição na plataforma oficial da Direção Geral do Património através do registo da sua programação no programa geral de atividades da DGPC dos museus nacionais aderentes às comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e à Noite dos Museus (14 de maio), disponível na seguinte ligação.

O programa proposto pelo MQC teve início pelas 10 horas com o lançamento do Boletim MQC n.º 15 e o Boletim Infantil n.º 12, tanto na forma online, no site do MQC, como também em papel, disponível na receção do Museu. Estas publicações são editadas todos os anos, no âmbito desta comemoração, e visam dar a conhecer informações adicionais relativas às artes decorativas e património cultural, como ainda apresenta ao público o trabalho realizado nas várias áreas museológicas deste museu, desde o serviço educativo, estudo das coleções, inventariação, entre outras.

Ambas as publicações, uma dirigida para um público adulto e outra para um público mais jovem, pretendem refletir sobre a importância das instituições museológicas na preservação da identidade cultural através do Poder da Memória que está na origem do surgimento destes espaços e que está presente em cada bem cultural, por estes, preservado. Pelas palavras da Diretora do Museu Quinta das Cruzes, Dra. Teresa Pais, “É em função da relação entre o tempo e a memória que os museus atuam e cumprem a sua missão.” (editorial. Boletim MQC n.º 15).

O Boletim MQC n.º15 conta com a participação de autores convidados, com destaque para Ana Isabel de Portugal, Sócia Fundadora da AAMQC com o artigo “A Associação dos Amigos do Museu Quinta das Cruzes (AAMQC) – o Plano para 2022 e sua fundamentação” e Eberhard Axel Wilhem, Mestre em Linguística Portuguesa Descritiva, técnico superior aposentado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e estudioso de temas culturais germano-madeirenses, com o artigo “João Wetzler (1896-1966) Industrial de bordados e antiguidades”, onde apresenta a sua mais recente investigação no que se refere à biografia deste doador.

O Boletim infantil n.º 12 apresenta um conto intitulado “O Templo da Memória”, escrito no âmbito desta publicação e que explora o conceito de museion, as crianças são convidadas a realizar uma série de desafios inspirados nos objetos das coleções e relacionados com temas como o colecionismo, a doação e a mitologia greco-romana.

No período da manhã e da tarde o serviço educativo realizou a atividade “Memória em Movimento” com dois grupos de alunos do 3º ciclo da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz que consistiu na realização de uma visita guiada complementada com uma atividade de expressão plástica que refletiu sobre o impacto da “impressão individual” na conceção de um novo painel / impressão coletiva.

 

 

No período da tarde, pelas 16h00, foram realizadas duas visitas guiadas gerais às coleções do museu, uma na língua espanhola a um pequeno grupo de turistas e outra visita a um grupo de locais que duraram cerca de uma hora no total.

A audição comentada do Orquestrofone foi realizada ao final do dia para um público diversificado, entre os quais, um grupo proveniente do CAO de São Pedro. Esta iniciativa consistiu na apresentação geral do instrumento musical de 1900, nomeadamente o seu contexto histórico e origem, complementada com a apresentação do mecanismo de reprodução localizado na parte detrás do referido instrumento.

 

O Orquestrofone, por motivos de procedimentos de conservação e manutenção do objeto, não pôde ser reproduzido durante esta iniciativa. Todavia, com recurso a um sistema de som colocado junto da peça, foi possível ouvir um repertório deste instrumento através da reprodução de um CD gravado em 2017 com musicas reproduzidas pelo Orquestrofone.

 

 

 

De uma forma geral e atendendo à situação pandémica recente, a adesão ao Dia Internacional dos Museus superou as expetativas iniciais. No total visitaram o Museu Quinta das Cruzes, entre as 10h00 e as 18h00, 315 visitantes, entre estes, 217 foram visitantes estrangeiros e 98 visitantes nacionais / locais. É de destacar que, neste ano e apesar da recente situação pandémica, atingiu-se uma taxa de participação muito próxima à dos anos anteriores a esta conjuntura, nomeadamente, 2018 (326 visitantes) e 2019 (341 visitantes).