Gestão de Coleções e Inventário

O Serviço de Gestão e Inventário das colecções do Museu Quinta das Cruzes, efectua o estudo do espólio do Museu, bem como a recolha de toda a documentação associada.

É também responsabilidade deste serviço a informatização do inventário do Museu.

Neste Serviço considera-se não só a investigação interna, desenvolvida pelos técnicos do Museu, com vista à produção de instrumentos que proporcionem a salvaguarda, o estudo e a divulgação do património cultural que se encontra na sua área de influência; mas também a investigação externa, onde se contempla a colaboração com os investigadores externos à instituição.

Horário: Segunda a sexta-feira: das 09h30 às 12h30 – 14h00 às 17h30.

Condições para o acesso/apoio a investigadores

É obrigação do Museu, dentro das limitações de pessoal e espaços a que está sujeito, colaborar com os investigadores, centros de investigação, escolas e universidades, e outras entidades públicas e privadas com actuação sobre o património cultural móvel.

Constitui norma no apoio do Museu Quinta das Cruzes à investigação externa:

  1. Acompanhar o trabalho de investigadores/estudantes exteriores ao Museu facilitando-lhes o acesso às obras expostas e em reserva, bem como o acesso à documentação anexa às peças.
  2. Dever-lhes-á ser facultado o acesso às colecções e à documentação inerentes a estas, salvo as excepções em que mediante factores considerados relevantes, o Museu considera interdito o acesso às mesmas.
  3. A disponibilização de informações (sobre peças ou documentação vária incluindo imagens fotográficas) respeitantes ao acervo do Museu será facultada às pessoas e entidades que o solicitarem mediante um pedido escrito à direcção do Museu, no qual se identificará o investigador ou a instituição que faz o pedido, e o que se pretende consultar ou obter do Museu, e com que finalidade. A prestação de alguns destes serviços pode implicar o pagamento de custos inerentes ao serviço prestado, a estabelecer em tabela a aprovar nos termos legais.
  4. Deverá ser entregue uma cópia do trabalho desenvolvido, para a Biblioteca do Museu.