Biblioteca

A Biblioteca do Museu Quinta das Cruzes reúne um acervo bibliográfico relacionado com as colecções e vocação do próprio Museu. Inicialmente constituída com o objectivo de servir de apoio aos serviços técnicos de investigação do Museu, tornou-se progressivamente em centro documental de apoio ao estudo generalizado das Artes Decorativas.

A Biblioteca foi constituída com base em legados e doações de espécies bibliográficas (onde se destaca a do dr. José Leite Monteiro e, mais recentemente, da Fundação Calouste Gulbenkian), sendo maioritariamente constituída por documentos impressos, dos quais se destacam as monografias e as publicações periódicas. Possui também algum material iconográfico.

O serviço de referência é constituído por um conjunto de obras: enciclopédias gerais, nacionais, estrangeiras, bem como obras especializadas nas áreas de artes decorativas, museus, arte portuguesa, dicionários e índices.

O fundo bibliográfico da Biblioteca reúne obras temáticas de Cerâmica, Mobiliário, Ourivesaria, Pintura, Antiguidades, Museologia, História, Arte, Património, História da Madeira, etc.

Em 2003 iniciou-se o processo de informatização da Biblioteca, cujo objectivo primordial foi o tratamento da informação, a sua especialização tornando mais fácil o acesso ao público e disponibilizando alguns recursos de informação especializados nas áreas de artes decorativas e história local.

Presentemente os serviços da Biblioteca dirigem-se a dois tipos de utilizadores: internos (técnicos e colaboradores do Museu) e externos (docentes, estudantes, investigadores das áreas de museologia, património e história regional), disponibilizando a consulta local de documentos, reprodução de documentos, e outros serviços relacionados com o seu acervo documental.


Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Técnico responsável: Luís Sena
Contacto: mqc.drc.srtc@madeira.gov.pt
Catálogo Online